top of page

Thá Engenharia entregou, neste mês, a nova loja da Leroy Merlin, em Vitória, ES

Atualizado: 11 de abr.

Desde que a Leroy Merlin chegou ao Brasil, em 1997, a Thá Engenharia chega à sua 11ª obra para o grupo.


A primeira loja Leroy Merlin Vitória tem área total de 11.980 m² e área reservada para ampliação de mais 1.470 m² 


O projeto foi dividido basicamente em 06 áreas: Área Administrativa, Salão de Vendas e Clientes, Depósito, Recebimento, Pátio de Manobras, Utilidades e Estacionamento.


Considerada uma loja térrea por ter sua maior área no piso Térreo, apresenta somente a área de Administração e Lazer de Colaboradores no piso Superior do Mezanino.


Para o cumprimento do prazo de execução de 150 dias, sua construção contou com técnicas industrializadas e que otimizam o uso de mão-de-obra.


Esta obra também recebeu a certificação AQUA de sustentabilidade, para a qual a Thá já tem ampla experiência em obras certificadas com selos verdes.


Primeiro empreendimento do Grupo Adeo no Estado do Espírito Santo, a bandeira Leroy Merlin tem seu ramo específico de varejo voltado à construção civil residencial e bricolagem. Destaca-se por uma ampla variedade de produtos, desde itens da construção básicos como cimento e tijolos, até acabamentos e decoração. Conta com 44 unidades em 11 Estados brasileiros e está inaugurando em Dezembro de 2019 sua unidade de Vitória/ES.

fachada de loja com porta grande e identidade em verde

Conheça um pouco mais sobre as características principais da obra:

FUNDAÇÕES: Executadas em estacas Hélice Contínua, com blocos tipo cálice para receber pilares pré-moldados e vigas baldrame para as alvenarias. Foram cerca de 1.200 m³ de concreto e 50.000 kg de aço para as fundações.


ESTRUTURA: Em concreto pré-moldado, em sequência aos trabalhos de fundações, em 32 dias incluindo montagem da laje do mezanino. Com prumo e nivelamento acompanhados por topografia dando condições de montagem da estrutura da cobertura metálica, sem necessidade de ajustes para o encaixe entre os elementos de concreto e aço.


COBERTURA METÁLICA: Em estrutura metálica foram montadas incluindo telhas e acabamentos com 105 dias. Uma particularidade deste projeto foi o lançamento de telhas por bobinas, garantindo sua confecção sem emendas.


PISO EM CONCRETO: Todos os pisos em concreto, internos e externos, contaram com sua execução mecanizada, através de equipamento laser-screed. Este equipamento vibra, distribui e nivela o concreto mecanicamente, garantindo maior qualidade na planicidade, nivelamento e integridade do concreto lançado. Dentre os diferenciais deste projeto, está o concreto com adição de fibras metálicas e de polipropileno, dispensando o uso de telas em aço, exceto onde é exigido reforço estrutural específico, como áreas de sobrecarga pontual futura, como racks de produtos muito pesados e o entorno dos pilares. Também para a melhoria da resistência superficial do concreto, principalmente contra abrasão, foi aplicado agregado mineral através de aspersão após seu lançamento enquanto fresco.  


ALVENARIAS: Com 4.200 m² de área de alvenaria em blocos de concreto, com paredes que chegaram à 8,00 m de altura.


PAVIMENTAÇÃO: Executada em CBUQ para tráfego leve e pesado, devidamente submetidos à ensaios garantindo resistência, espessura e a qualidade do material empregado, desde a base até a superfície final pavimentada.


CONTENÇÃO DE CHEIAS: Para preservar que a rede pública de águas pluviais, bem como o entorno da loja tenham prejuízos com altos volumes pluviométricos durante períodos chuvosos, foram instalados dois sistemas de retardo, além das bacias de contenção já existentes, compostos de 01 reservatório de 204 m³ e uma galeria com capacidade 90 m³, ambos enterrados e que retardam a dispensa das águas de chuvas das áreas de contribuição, como cobertura e áreas pavimentadas.


SISTEMA HIDRÁULICO: Para o abastecimento de água fria à loja toda a rede é pressurizada por bombas com selo PROCEL faixa “C” de economia de energia, além de um sistema de reuso de água independente, que capta a água gerada pelo sistema de ar condicionado e a reutiliza no sistema de descarga de vasos sanitários e jardins. Toda esta rede foi previamente testada e com a implantação de hidrômetros individuais, sendo monitorados os consumos de água em torneiras, vasos sanitários, bebedouros e demais pontos de consumo de água, garantindo controle de consumo em toda a loja.


CERTIFICAÇÃO AQUA: Em todas as fases da obra foram tomadas ações que garantissem a certificação de sustentabilidade. Detritos de obra, materiais de descarte em geral, foram todos selecionados nas diversas categorias dentro da obra e destinados à empresas específicas de reciclagem e destinação, todas licenciadas e homologadas diante o CONAMA. Foram garantidos 80% de reuso desses materiais descartados, seja para reciclagem, seja para rebeneficiamento de outros produtos também para construção civil. Para garantir a certificação, também foram gerados diversos relatórios e apresentados à Secretaria do Meio Ambiente do Município de Vitória, como controle e gestão de emissões de fumaça proveniente de equipamentos à combustão, medições de ruído no meio ambiente da obra mensais, controle de emissão de poeira da construção, controle de assoreamento em córrego existente próximo à obra, uso de tintas e adesivos à base d’água, eventuais adesivos e produtos que não são com base d’água necessitaram de autorização mediante apresentação de laudos que comprovassem não serem provocadores de câncer.

fachada de loja com porta grande e identidade em verde

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page